Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
10:05
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→MATO GROSSO →Mato Grosso registra quatro meses seguidos de queda nos focos de calor e tem o menor número da série histórica do Inpe
Imagem: CBMMT

Mato Grosso registra quatro meses seguidos de queda nos focos de calor e tem o menor número da série histórica do Inpe

Mato Grosso completou quatro meses consecutivos de redução nos focos de calor, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais — o Inpe.

Por João Ricardo
06 de Novembro de 2025 às 06:15

Entre julho e outubro deste ano, foram registrados 7.043 focos, uma queda de 77,6% em relação à média histórica do período, que é de mais de 31 mil registros. Esse é o menor número já observado desde o início do monitoramento, em 1998.

De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, os resultados mostram que o investimento no combate aos incêndios florestais tem gerado efeitos concretos. Ele destacou que a presença constante das equipes em campo e o trabalho de prevenção têm sido fundamentais.

O oficial explicou que, mesmo com chuvas abaixo da média histórica, a redução dos focos não se deve apenas ao clima, mas às ações estratégicas do Corpo de Bombeiros. “Nosso trabalho envolve todas as etapas da gestão do fogo: prevenção, preparação, resposta e responsabilização. É isso que tem feito a diferença”, afirmou.

Somente em 2025, foram mais de 800 horas de voo em operações aéreas de combate e reconhecimento, além de centenas de ações terrestres realizadas com o apoio das forças integradas do Estado, produtores rurais e sociedade civil.

O Governo de Mato Grosso investiu 125 milhões de reais neste ano em ações diretas contra incêndios e desmatamento ilegal. Com tecnologia de monitoramento 24 horas, os bombeiros, brigadistas e frota aérea conseguem atuar em tempo real em todo o território mato-grossense.

A plataforma própria de gestão de incêndios do Corpo de Bombeiros, que já recebeu premiação nacional, cruza dados do Cadastro Ambiental Rural, autorizações de queima controlada e imagens de satélite, garantindo vigilância permanente.

Entre as ações de destaque estão as operações Infravermelho e Abafa Amazônia, que resultaram na aplicação de 285 milhões de reais em multas e na responsabilização de infratores.

Em outubro, o estado registrou o menor número de focos de calor da história: 1.410 ocorrências, abaixo do recorde anterior, de 1.548 focos em 2022. A média histórica para o mês é de 4.974. 

A queda foi de 63% em relação ao mesmo período de 2024, com destaque para o Pantanal, que registrou apenas 75 focos, contra mais de 1.700 no ano passado.

O tenente-coronel Marcondes reforçou que o trabalho continua. “Nosso compromisso vai além de apagar incêndios. É proteger vidas, garantir equilíbrio ambiental e mostrar que, com integração, ciência e estratégia, é possível vencer esse desafio”, concluiu.

Veja mais

LUCAS DO RIO VERDE
1.
Parceria entre Prefeitura e cooperativas garante melhorias na Praça dos Migrantes
MATO GROSSO
2.
SES orienta municípios sobre cuidados com a saúde da população negra
SAÚDE
3.
Lucas do Rio Verde implementa telemedicina em parceria com o Albert Einstein
MATO GROSSO
4.
Pista escorregadia: Picape despenca em ribanceira na BR-163 após ponte do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
5.
BR-163 tem desvio em Lucas do Rio Verde para avanço das obras de duplicação
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz