Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
07:35
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Peça a sua música e acompanhe a nossa programação para ouvir!
Notícias
19/11/2025 09:32
Saúde alerta contra o aumento no número de casos de dengue e baixa procura pela vacina
Este ano foram registrados 948 casos, sendo 796 de Chikungunya e 249 de dengue. Em relação a vacina, apenas 65% da expectativa, 3.687 pessoas, recebeu a primeira dose
Com a chegada do período chuvoso, quando as condições climáticas se tornam ainda mais propícias a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o número de casos de dengue aumenta em Lucas do Rio Verde.

Mesmo diante do avanço da doença e do risco de agravamento, a procura pela vacina ainda é considerada baixa, acendendo um alerta para as autoridades de Saúde, que reforçam a importância da imunização e das ações de prevenção.

Segundo a supervisora da Vigilância em Saúde Cláudia Engelmann, em 2025 já foram confirmados 948 casos, sendo 796 de Chikungunya e 249 de dengue. Somente nos últimos 30 dias, 38 novos casos.

O Aedes aegypti se reproduz em qualquer lugar, desde que tenha água parada, e locais comuns como, lixo urbano, pneus, calhas e pratos de plantas são os principais criadouros. Além da dengue e Chikungunya, o mosquito também transmite a Zika.

“A conscientização é a principal arma para combater os focos e a proliferação do mosquito. Se cada morador tirar um tempinho por semana, para verificar o seu quintal, nós vamos evitar a doença, que pode levar a morte”, ressalta a supervisora.

Ao contrário do aumento no número de casos de dengue, a procura pela vacina está em baixa nas unidades básicas de saúde. A imunização teve início em 2023 somente na rede privada e em 2024, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a supervisora, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde, para crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal é composto por duas doses, com a segunda 30 dias após a primeira.

A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar 6.083 pessoas em Lucas do Rio Verde. No entanto, apenas 3.687 (65%) receberam a primeira dose e 2.143, cerca de 70%, receberam a segunda dose.

“A vacina é segura, eficaz e evita as complicações que podem levar ao óbito. Mas, para garantir a proteção, é preciso que a pessoa tenha recebido as duas doses. Por isso, o nosso chamamento aos pais, para que levem os filhos pra vacinar”, finaliza a supervisora.
Ler postagemTodas
19/11/2025 09:29
Mulheres representam cerca de 49% dos créditos viabilizados na Desenvolve MT
Linhas de investimento e Mulher Empreendedora registram o maior volume de liberações
Ler postagem
19/11/2025 09:26
Polícia Civil mira facção criminosa com base em Lucas do Rio Verde e conexões no Rio de Janeiro
Gerente da facção teria realizado viagens ao Rio de Janeiro para comprar armas de grosso calibre que seriam utilizadas em ataques do grupo criminoso
Ler postagem
SAÚDE MATO GROSSO SEGURANÇA PÚBLICA LUCAS DO RIO VERDEEDUCAÇÃO ESPORTES ECONOMIANACIONAL
Anuncie sua marca ou negócio conosco!
Voltar
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz