A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) deflagrou, nesta quarta-feira (05), uma operação para cumprir oito mandados de busca e apreensão e três prisões preventivas contra um empresário de Lucas do Rio Verde e outras sete pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa envolvida em furto de energia elétrica. O esquema causava prejuízos à Energisa.
Segundo a delegada Paula Moreira, o empresário já havia sido preso anteriormente por fraudes no consumo de energia em suas empresas e continuou cometendo o crime mesmo após perícias comprovarem as irregularidades. A investigação apontou que o grupo contava com a participação de um engenheiro e de um ex-funcionário da concessionária, hoje empregado em uma empresa terceirizada do setor, que ajudavam a burlar o sistema.
A polícia também identificou um esquema de fraude processual, com tentativa de destruição de documentos que incriminavam o investigado. Dois dos três mandados de prisão foram cumpridos, e todas as buscas foram realizadas em residências e empresas ligadas ao empresário.
A DERF segue investigando o caso para identificar novas ramificações e esclarecer totalmente a atuação da organização criminosa.