O compromisso de Lucas do Rio Verde em se tornar a primeira rede municipal de ensino Lixo Zero do país foi reforçado nesta quinta-feira (11) durante o 2º Encontro de Boas Práticas Lixo Zero. O evento reuniu gestores e coordenadores das unidades escolares no município para celebrar e compartilhar o sucesso das iniciativas sustentáveis implementadas nas escolas.
O encontro foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), em parceria com a Teoria Verde e o Instituto Lixo Zero Brasil, e contou com a presença de parceiros como o Saae, Apae e Sicredi Ouro Verde.
Reconhecimento pelo esforço ambiental
Durante a manhã, 13 escolas foram agraciadas com o Certificado Lixo Zero, o nível máximo de reconhecimento, e outras 11 unidades receberam o selo "Rumo ao Lixo Zero", destacando o excelente trabalho em prol da sustentabilidade. O evento teve como principal objetivo reconhecer o engajamento das unidades de ensino e apresentar as diversas ações desenvolvidas, que incluíram desde a implementação de hortas escolares, compostagem e projetos de reaproveitamento de materiais.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, enfatizou que os resultados atuais são apenas o começo. "Este é um processo, é uma construção. O resultado já começa a aparecer, mas acredito que também é um resultado a médio e longo prazo. Daqui a dois, três, cinco, dez anos teremos a oportunidade de ver essas crianças e jovens... transformados, tornando-se cidadãos cada vez mais conscientes e responsáveis com a questão ambiental", destacou Palis.
Mudança de comportamento e desperdício zero
A secretária de Educação, Elaine Lovatel, ressaltou o empenho das escolas na mudança de comportamento. "As nossas unidades escolares entenderam a proposta e estão desenvolvendo essa conscientização sobre o reaproveitamento e também sobre a não produção de lixo de forma desnecessária", afirmou, expressando a torcida para que mais escolas atinjam o selo no próximo ano.
A gestora Débora de Oliveira, da escola Vinícius de Moraes, deu um exemplo prático do sucesso do programa: a redução a zero do desperdício de alimento orgânico na unidade. "Não foi tarefa fácil, mas também não foi impossível. Hoje estamos colhendo os frutos do nosso trabalho. Temos uma estação de resíduos, onde tudo já vai separadinho," explicou Débora, demonstrando que o engajamento de toda a equipe é fundamental.
Referência nacional em Sustentabilidade
O diretor da Teoria Verde e consultor Lixo Zero, Jean Peliciari, reforçou a importância do trabalho de Lucas do Rio Verde em nível nacional. "O que está acontecendo em Lucas do Rio Verde é algo incrível e que vai repercutir em nível nacional, porque nenhuma outra cidade tem tantas escolas trabalhando essa metodologia com tanto êxito. As escolas estão todas com o Selo Azul, que é o mais alto índice de boas práticas ambientais que uma escola pode atingir," finalizou Jean.