Representando um importante avanço em modernização e sustentabilidade, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), implantou a primeira estação meteorológica automática do município. Instalado na Avenida Beira Mata, o equipamento já está em pleno funcionamento, fortalecendo o monitoramento climático da região.
De hora em hora, a estação registra e transmite dados cruciais como chuva, temperatura, umidade relativa do ar, e a direção e velocidade dos ventos.
Impacto na Economia e Gestão
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, destacou o potencial da ferramenta para aprimorar a economia local. “É mais um equipamento que vai nos auxiliar na geração de dados para aprimorar o desenvolvimento econômico da cidade, por meio do monitoramento das previsões meteorológicas. Todos esses dados podem contribuir para a tomada de decisões importantes para o poder público, mas, sobretudo, essenciais para quem empreende no município”, afirmou Souto. Ele ressaltou ainda que diversas secretarias poderão se beneficiar das informações para antecipar ações e planejamentos.
O coordenador-geral da Rede Meteorológica do Inmet, Mozar de Araújo Salvador, reforçou que a nova unidade expande a cobertura em Mato Grosso e fornecerá dados estratégicos especialmente para a Defesa Civil e para o setor agropecuário, pilares da economia regional.
Previsões mais precisas para a Defesa Civil
Para o coordenador municipal de Defesa Civil, Edgar Savaris, a precisão dos dados será um diferencial. “Antes, o Inmet captava dados de Diamantino e Sinop para realizar análises e gerar informações aproximadas. Com a estação agora instalada em Lucas do Rio Verde, teremos dados muito mais precisos para desenvolver a previsão do tempo. Isso beneficiará não apenas a Defesa Civil municipal, mas também a estadual e a nacional, além de toda a população,” explicou Savaris.
Suporte estratégico ao Agronegócio
O agronegócio, da agricultura familiar à larga escala, será um dos principais beneficiados. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, enfatizou que o equipamento oferece a previsibilidade necessária para um setor que depende diretamente do clima.
“Sabemos que diversos fatores influenciam o sucesso de uma cultura. Alguns deles, como o clima, não podem ser controlados, mas, quando previstos, auxiliam muito no planejamento da produção. Com a estação, teremos mais previsibilidade sobre o volume de chuva, intensidade e frequência das precipitações, duração de estiagens, possíveis veranicos e seus impactos nas culturas. Com certeza é um grande avanço para o município,” declarou Palis.
Os dados coletados pela estação são públicos, gratuitos e acessíveis no Portal do Inmet. Essas informações são cruciais para auxiliar agricultores e empresários no planejamento de plantio e colheita, na tomada de decisões estratégicas sobre irrigação, fertilização e no uso racional da água. A iniciativa reforça a aposta da gestão municipal em inovação e tecnologia para construir uma cidade mais moderna, resiliente e preparada para o futuro.
Gostaria de acessar o link do Portal do Inmet para verificar os dados da nova estação meteorológica de Lucas do Rio Verde?