Notícias→LUCAS DO RIO VERDE→Bombeiro de Lucas do Rio Verde participa de capacitação inédita sobre emergências com veículos elétricos em Mato Grosso
Bombeiro de Lucas do Rio Verde participa de capacitação inédita sobre emergências com veículos elétricos em Mato Grosso
Workshop promovido pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso reuniu profissionais de seis estados e marcou avanço no preparo técnico para lidar com riscos específicos desse tipo de veículo
Por João Ricardo
14 de Maio de 2025 às 14:36
O sargento Alexsandre Silva, da 13ª Companhia Bombeiro Militar (CBM) de Lucas do Rio Verde, participou, em Cuiabá, de uma capacitação inédita voltada para o atendimento de emergências envolvendo veículos elétricos. O evento, realizado na terça-feira (13) e nesta quarta-feira (14), reuniu bombeiros militares de seis estados brasileiros, além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, Detran, setor automotivo e indústria automobilística.
“Nós, enquanto instituição, devemos sempre presar pela segurança da sociedade e estar acompanhando essas modernidades. Eu estou representando o quartel de Lucas do Rio Verde, obtendo conhecimento para depois compartilhar com todos do quartel, e principalmente, atender com mais segurança, esse tipo de ocorrência”, destacou o militar.
O Workshop de Emergências com Veículos Elétricos, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), aconteceu no auditório da Fecomércio e teve como foco as técnicas mais modernas de combate a incêndios em veículos elétricos, especialmente os equipados com baterias de íon-lítio. O evento visou preparar civis e militares diante do crescimento da frota elétrica no país — já são mais de 170 mil veículos elétricos no Brasil, sendo mais de seis mil apenas em Mato Grosso, conforme dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Silva acrescento que já houve caso de incêndio envolvendo carro elétrico em Lucas do Rio Verde, no ano de 2023, quando uma família que saiu de Sinop, acabou tendo o veículo totalmente destruído após uma ocorrência dessa natureza.
“Essa é uma realidade atual. Tão atual que tivemos em 2023, um incêndio em um carro à bateria em Lucas do Rio Verde. Nós tivemos dificuldade de apagar o incêndio, porque, a bateria pegando fogo oferece altíssimo risco a guarnição, tanto pelo risco de explosão, quanto pela fumaça tóxica. Essa fumaça começa a causar estresse cardíaco”.
Durante a abertura do workshop, o comandante-geral do CBMMT, coronel Flávio Glêdson Vieira Bezerra, destacou a importância da atualização profissional frente aos desafios impostos pela nova tecnologia automotiva. “Esse é mais um evento que coloca nossa instituição na vanguarda. Iniciamos este workshop para avaliar nossas técnicas e adaptá-las à nova realidade tecnológica da melhor forma possível”, afirmou.
O coordenador do evento, major BM Rivaldo Miranda de Andrade, lembrou que os veículos elétricos exigem atenção redobrada devido aos riscos adicionais, como reignição, emissão de gases tóxicos e possibilidade de explosão. A programação incluiu palestras técnicas com especialistas dos corpos de bombeiros do Distrito Federal e Sergipe, além de exposições práticas realizadas por fabricantes, que apresentaram os sistemas internos dos veículos e simulações de acesso, estabilização e extração de vítimas.
A ação reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com a melhoria dos serviços de segurança pública, sobretudo no atendimento a ocorrências no trânsito, conforme ressaltou o coordenador.
O workshop teve apoio de empresas e instituições como Resgatécnica, Grupo Canopus, Saga BYD, Sicredi, GM Engenharia, PRP Borges, Fecomércio, LP Engenharia, Grupo Aldo, Pantanal Shopping, entre outros parceiros.