Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
06:10
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→AGRONEGÓCIO →Caso de raiva em bovinos é registrado em Lucas do Rio Verde; INDEA reforça vacinação em propriedades vizinhas

Caso de raiva em bovinos é registrado em Lucas do Rio Verde; INDEA reforça vacinação em propriedades vizinhas

Instituto de Defesa Agropecuária controla situação após confirmação de raiva animal em uma fazenda da região e alerta produtores sobre a importância da vacinação e monitoramento preventivo.

Por João Ricardo
09 de Outubro de 2024 às 10:16

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) notificou, na primeira quinzena de setembro, um caso positivo de raiva em bovinos em uma propriedade rural de Lucas do Rio Verde. De acordo com o médico veterinário Clodomiro Reverdito, a situação foi rapidamente controlada e todos os protocolos de biossegurança foram seguidos à risca para evitar a propagação da doença.

"Essa ocorrência chegou ao nosso conhecimento quando um veterinário autônomo foi chamado para atender um animal que apresentava comportamento desorientado e cambaleante. Sinais clínicos como sialorreia (produção excessiva de saliva) levantaram a suspeita de raiva, que foi confirmada após exames laboratoriais," relatou Reverdito. A partir do momento da suspeita, o serviço oficial iniciou o monitoramento do caso até a morte do animal, quando foi coletado material do sistema nervoso central para exames.

O diagnóstico foi confirmado em 48 horas, e o INDEA rapidamente notificou produtores vizinhos, iniciando uma campanha de vacinação obrigatória nas fazendas próximas. "Essa medida é essencial para proteger os rebanhos locais, pois uma colônia de morcegos pode facilmente atingir outros animais," explicou o veterinário.

Clodomiro destacou a importância de os produtores estarem atentos aos sinais de raiva, que incluem andar descoordenado, rigidez dos membros, produção excessiva de saliva e isolamento do rebanho. "Ao identificar esses sintomas, o produtor deve isolar o animal e acionar imediatamente o INDEA," alertou.

Até o momento, nenhum outro caso foi registrado na região, mas a vigilância permanece intensa. O INDEA recomenda que todos os produtores vacinem seus rebanhos para evitar novas ocorrências e protejam seus animais.

Veja mais

MATO GROSSO
1.
Motorista de Lucas do Rio Verde é libertado após ser mantido refém em aldeia indígena
LUCAS DO RIO VERDE
2.
Incêndio atinge Atacadão em Lucas do Rio Verde
MATO GROSSO
3.
Polícia Civil prende pastor acusado de abusar de enteada em Lucas do Rio Verde
MATO GROSSO
4.
Tragédia na MT-338: Família é dizimada em colisão fatal que vitimou um bebê
SEGURANÇA PÚBLICA
5.
Engavetamento na BR-163 deixa policial da Cavalaria ferido, em Nova Mutum
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz