Notícias→LUCAS DO RIO VERDE→Morador quase é eletrocutado ao podar árvore em área rural de Lucas do Rio Verde
Morador quase é eletrocutado ao podar árvore em área rural de Lucas do Rio Verde
Cansado de esperar por ação da Energiza, homem tentou resolver problema de galhos em fios de alta tensão e escapou por pouco de uma tragédia; comunidade da Groslândia reclama de descaso há mais de três anos
Por João Ricardo
29 de Abril de 2025 às 07:30
Um morador da agrovila Groslândia, localizada a cerca de 50 km do centro de Lucas do Rio Verde, escapou por pouco de uma descarga elétrica ao tentar podar uma árvore em frente à sua residência na tarde desta segunda-feira (28). A ação arriscada foi motivada pelo cansaço da comunidade em esperar que a concessionária Energiza realizasse o serviço, já solicitado anteriormente.
Segundo relatos, os galhos da árvore estavam enroscando nos fios da rede elétrica, o que causou curtos-circuitos e deixou a comunidade sem energia. Diante da situação, o morador decidiu agir por conta própria e subiu na árvore com a ajuda de um amigo. Durante a poda, ocorreu um novo curto-circuito: um dos homens conseguiu descer a tempo, mas o outro ficou isolado no topo da árvore.
Vizinho ao local, moradores se mobilizaram para evitar uma tragédia. Colocaram colchões no chão para amortecer a queda, permitindo que o homem pulasse em segurança e evitasse o choque elétrico. Um vídeo gravado por uma testemunha mostra os galhos da árvore em chamas no momento do curto.
Moradores da Groslândia denunciam o que chamam de descaso por parte da Energiza. De acordo com relatos, problemas envolvendo a rede elétrica são recorrentes e se arrastam há mais de três anos. Uma situação anterior, próxima à escola da comunidade, envolveu fios caídos e expostos, com risco de descarga elétrica para alunos e moradores. A concessionária teria dado um prazo de até nove horas para solucionar o problema, mesmo diante da urgência.
A comunidade afirma que tanto o presidente local quanto os moradores já encaminharam diversas solicitações de melhoria à Energiza e ao Poder Público, sem respostas efetivas.